Cinco obstáculos frequentes para o sucesso do networking e como superá-los

 

 

A capacidade de contactar com pessoas (networking) é essencial para o sucesso em qualquer negócio. Os eventos profissionais de networking apresentam oportunidades de interagir com  os outros a nível pessoal e ainda a desenvolver relacionamentos lucrativos. Estas ocasiões são fundamentais para quem quer crescer num negócio ou promover uma carreira.
A maior parte das pessoas não fica confortável a andar de um lado para o outro numa sala cheia de desconhecidos  e  tentar conversar com eles.

Obstaculos ao Networking

Aqui estão cinco obstáculos frequentes com que se pode deparar no networking e dicas para ajudar a superá-los.

RELUTÂNCIA EM FALAR COM DESCONHECIDOS.

Desde pequenos que nos ensinam que não devemos falar com pessoas que não conhecemos. Não é seguro. Em determinadas situações, isso ainda é, hoje, um bom conselho. No entanto, em termos de negócio, falar com desconhecidos é um meio de criar interesse e conseguir apoio para seus produtos e serviços. Se só falar com as pessoas que já conhece, vai deixar escapar oportunidades de fazer novos contactos e pode perder contactos importantes.
Para superar o desconforto de falar com pessoas que não conhece, defina uma meta para si mesmo antes de ir a qualquer evento de networking. Decida quantos novos contactos quer fazer ou quantas pessoas quer conhecer. Em alguns casos, pode apontar  especificamente os indivíduos-alvo que gostava de conhecer.
Em seguida, avance com alguns “quebra-gelo” ou inicie a conversa. Tenha algumas perguntas preparadas para poder fazer a qualquer pessoa que encontre no evento. Pode querer saber quais os negócios das outras pessoas, qual a sua ligação à organização patrocinadora do evento ou a sua opinião sobre o local.

AUSÊNCIA DE UMA APRESENTAÇÃO FORMAL.

É muito mais fácil fazer um novo contacto, quando há alguém para fazer a introdução e preparar o terreno. Mas se fica à espera de outra pessoa para fazer a apresentação então pode vir a não conhecer ninguém. Em eventos de networking, o objetivo é conhecer o maior número de pessoas possível.
Por isso, esta é a hora de “pegar o touro pelos cornos”. Vá até às pessoas que não conhece, apresente-se e encete uma conversa. Só pode fazer isso se preparou a sua auto-apresentação com antecedência.
Mas não vai se apresentar da mesma forma em todas as ocasiões. Talvez seja a primeira vez que vai participar numa reunião da associação. Nesse caso, pode querer fazer a apresentação, como parte da sua introdução. Deixe as pessoas saberem quem é, porque está ali e dê-lhes uma razão para quererem saber mais sobre si.

 Medo de ser visto como agressivo no networking.

Pode pensar que vai afastar as pessoas se for assertivo e que se alguém quer falar consigo irá dar o primeiro passo. Se esta é a sua linha de pensamento então irá  passar todo o tempo sozinho na receção ou na reunião e irá sair sem um único contacto novo. Ser aberto, amigável e interessado não irá afastar as pessoas.
Não se vai tornar excessivamente agressivo, se procurar pessoas “acessíveis” que são as que estão em pé sozinhas ou que estão a falar em grupos de três ou mais. Duas pessoas a conversar uma com a outra não são acessíveis porque podem estar a ter uma conversa privada e seriam interrompidos.
Pensar que outras pessoas podem NÃO gostar de SI. Há sempre o risco de que a outra pessoa não esteja interessada em si e não queira encontrar-se ou falar consigo. Isso acontece. Se for esse o caso, não tome isso como sendo pessoal. Quem não arrisca não petisca. Se isto acontecer não desanime. Sorria, siga em frente e diga para si próprio, “Next?”

HAVER UMA MÁ INTERPRETAÇÃO DAS SUAS INTENÇÕES.

Ao aproximar-se de alguém do sexo oposto para começar uma conversa pode dar mais o aspeto de um flirt do que de networking. Este é um problema maior para as mulheres do que para homens. As mulheres têm um lugar igual no mundo do trabalho e precisam criar ligações profissionais tal como acontece com os homens. No mundo dos negócios, as mulheres já não se podem dar ao luxo de virar as costas a qualquer oportunidade que lhes surja.
Nem os homens nem as mulheres serão mal interpretados se se apresentarem vestidos de forma profissional e se mantiverem a conversa focada nos negócios ou em assuntos que não sejam pessoais nem privados.
Sejam quais forem as dificuldades que encontre, enfrente-as antes do próximo evento de networking e elabore um plano pessoal para as conseguir ultrapassar. Uma vez feito isto, vai conseguir contactar com os outros participantes com confiança e civismo, em qualquer circunstância, e os resultados refletir-se-ão nas suas linhas descendentes.

Que fazer para ter sucesso no Networking

Clique no banner em baixo para receber um curso em 8 videos, completamente grátis, que o ajudarão a construir uma organização em rede duplicável e ainda a garantir o sucesso do seu negócio e da sua participação em situações de networking.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *